Você sabia que cerca de 92% das empresas não têm seu maior patrimônio registrado?
A sua marca é a segurança de preservação e competitividade no mercado.
Saiba quais os riscos de não registrá-la no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial:
Sua marca pode ser requerida
A Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) garante que quem registrar primeiro a marca tem o total domínio do direito de sua propriedade e o uso exclusivo em todo o Brasil. Isso quer dizer que mesmo que a sua empresa exista há muitos anos, a prioridade será para a primeira requerente. Sendo assim, você terá que retirar a sua marca do mercado.
Sua empresa pode ser processada
O uso indevido de marca é passível de processo. Se você não registrar a sua marca e alguém o fizer antes, a sua empresa poderá ser processada e terá de pagar uma indenização ao requerente.
Os valores variam entre 3% e 5% do faturamento bruto de sua empresa nos últimos cinco anos.
Sua empresa poderá ter muitos prejuízos
O processo de criação de uma marca envolve branding, marketing, posicionamento, plano de negócios, entre outros. Tudo isso envolve gastos para os fundadores, certo? Você pode ter que “jogar fora” tudo o que já foi construído ao longo do tempo e se desfazer de itens como cartões de visita, banners, impressos, etc. Além disso, a imagem da empresa pode ser prejudicada, uma vez que o nome deverá ser trocado e a presença de marca será afetada.
Percebeu a importância de registrar a sua marca?
Não corra riscos desnecessários.
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